Imagem

Carnaval com muita agitação e de olho na saúde

É muito importante entender o corpo

O Carnaval já começou para muitos foliões, mas, para não acabar em ressaca física e moral, a gente dá sete dicas fundamentais para não perder o ritmo. “É muito importante entender o corpo e, principalmente, cuidar dele, mantendo-o hidratado com alimentação leve e balanceada, além de ingerir bastante líquido, como água e suco”, sugere a especialista.


Confira as sete dicas primordiais para aproveitar as festas de Carnaval sem problemas:


1. Hidrate-se constantemente: Ficar muito tempo dançando e pulando desidrata. Por isso, é fundamental a ingestão de muita água, suco de frutas, isotônicos ou água de coco. O cuidado deve ser redobrado se estiver em locais a céu aberto para evitar tontura e mal-estar, que podem surgir após um longo período exposto ao sol.



2. Não se engane com a bebida alcoólica: Evite misturar bebidas alcoólicas e, sempre que possível, ingira suco ou mesmo refrigerante entre elas. “O álcool acelera o processo de desidratação, por isso, é importante intercalar com uma bebida sem álcool e doce, para não haver mal-estar e até desmaio”.



3. Coma bem, mas não muito: Engana-se quem acha que comer muito antes ou depois de curtir a folia é uma boa estratégia. Segunda a clínica geral, essa atitude pode provocar mal-estar, ânsia e até refluxo. A médica reforça também sobre a contaminação dos alimentos e água por determinados tipos de bactérias e vírus, que são mais frequentes no verão. Por isso, atenção à procedência do alimento. “Se possível, escolha alimentos prontos como lanches ou barrinhas de cereal”, sugere.



4. Atenção aos vírus transmitidos pela saliva: Beijar na boca faz parte da folia. No entanto, é preciso ter muito cuidado com doenças como a mononucleose, popularmente conhecida como a doença do beijo, além de herpes labial e outras doenças virais. “A transmissão dessas doenças acontece pela saliva, podendo ocorrer durante o beijo ou mesmo ao compartilhar copos e latinhas de bebida”.



5. Doenças sexualmente transmissíveis não dão trela: “É muito importante que os adultos entendam a importância do preservativo e se cuidem, pois a sífilis aumentou mais de 200% e a AIDS mais que dobrou entre os jovens”, comenta a especialista. Por isso, em qualquer tipo de relação sexual, incluindo a oral, use preservativo.



6. Use e abuse do conforto: Mesmo usando fantasia, opte por roupas leves e sapatos confortáveis. “Dê preferência para tênis e sapatos baixos para evitar dores nos pés e coluna. Já as sandálias abertas não são indicadas em locais a céu aberto, pois os pés estão expostos às infecções e micoses”, destaca a clínica geral.



7. Cuidado com o sol: Quem curte blocos de rua, deve redobrar os cuidados ao se expor ao sol. Desta forma, utilize o filtro solar mais adequado para seu tipo de pele e lembre-se de repassá-lo a cada 3 horas.

Aproveite a folia!!!

Compartilhar esta notícia

Notícias Relacionadas

0 comentário(s)

Faça o seu login ou cadastre-se para comentar!